Ouvidoria da Saúde capacita, por vídeos, interlocutores para tirar dúvidas – Secretaria de Saúde do Distrito Federal

0
7
Ouvidoria da Saúde capacita, por vídeos, interlocutores para tirar dúvidas – Secretaria de Saúde do Distrito Federal
Ouvidoria da Saúde capacita, por vídeos, interlocutores para tirar dúvidas – Secretaria de Saúde do Distrito Federal

Projeto pretende auxiliar cerca de 200 servidores que atendem a população

 

LEANDRO CIPRIANO

 

Com o objetivo de capacitar interlocutores que lidam diretamente com manifestações da população, a Ouvidoria da Secretaria de Saúde iniciou o projeto “Minuto com a Ouvidoria da SES”. A iniciativa disponibiliza vídeos em um canal no Youtube para tirar as principais dúvidas dos cerca de 200 servidores da pasta responsáveis por receber as demandas e intermediar a interlocução do cidadão com os diversos setores do órgão.

 

“Devido à pandemia nos vimos distantes desses servidores que costumamos acompanhar e trabalhar de forma coletiva, para atender da melhor forma possível a população. Iniciamos esse projeto para dar continuidade ao trabalho que já vínhamos fazendo desde o início da gestão, sempre pensando na melhoria dos serviços públicos e, consequentemente, na melhor forma de atender o cidadão”, explicou o chefe da unidade setorial da Ouvidoria da Secretaria de Saúde, Marcos Paulo Lopes.

 

O projeto começou em julho e foi dividido em duas etapas. A primeira fase foi a criação de um questionário em que se pergunta aos interlocutores: “qual a sua principal dúvida ao receber as manifestações de Ouvidoria?”, “o que gostaria que fosse esclarecido para melhorar a atividade relacionada à ouvidoria desenvolvida por você?” e “qual a sua sugestão para aprimorar os processos de trabalho da Ouvidoria/SES e auxiliar o cidadão?”.

 

Na primeira etapa a Ouvidoria recebeu 70 questionamentos, que depois de respondidos foram redirecionados aos servidores demandantes. Já na segunda etapa começaram a ser gravados e disponibilizados vídeos com as principais dúvidas dos interlocutores.

 

“Fizemos vídeos com cinco minutos sobre os principais assuntos. Já temos oito vídeos produzidos para o canal. A intenção é colocar mais 10 até o fim do ano”, informou o gestor.

 

Demanda

 

Capacitar esses servidores têm sido uma ação necessária e continuada da Ouvidoria da Secretaria de Saúde, uma vez que a pasta é responsável por receber aproximadamente 20,5% de toda a demanda direcionada ao Governo do Distrito Federal (GDF).

 

Até esta segunda-feira (21), a Ouvidoria da pasta recebeu 37.584 manifestações da população, entre elogios, reclamações e denúncias. A quantidade representou um aumento de 8,6% em comparação ao mesmo período de 2019.

 

“Somos a secretaria que mais recebe manifestações em todo o GDF. Como os interlocutores estão em várias unidades de saúde, entre hospitais, diretorias, gerências e subsecretarias, eles precisam estar capacitados para atender toda essa demanda”, destacou Marcos Paulo Lopes.

 

EDIÇÃO: JOHNNY BRAGA

REVISÃO: JULIANA SAMPAIO