Vacinação antirrábica na área rural será até o dia 23 de outubro – Secretaria de Saúde do Distrito Federal

0
6
Vacinação antirrábica na área rural será até o dia 23 de outubro – Secretaria de Saúde do Distrito Federal
Vacinação antirrábica na área rural será até o dia 23 de outubro – Secretaria de Saúde do Distrito Federal

imagem07-10-2020-00-10-16

Confira os postos de vacinação que estarão abertos durante a campanha

 

JURANA LOPES

 

A campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos do Distrito Federal teve início no último sábado (3). A primeira etapa da imunização é destinada somente para os animais da área rural e ocorrerá até o dia 23 de outubro. Em todas as sete Regiões de Saúde foram montados postos de vacinação. Após essa data, será a vez dos animais da zona urbana, com encerramento da campanha em 20 de novembro.

 

imagem07-10-2020-00-10-19

“Todos os cães e gatos acima de três meses de idade podem receber a vacina antirrábica, lembrando que os que receberem a dose pela primeira vez devem ser revacinados após 30 dias. Somente cães e gatos saudáveis devem ser vacinados”, explica o gerente de Vigilância Ambiental de Zoonoses, Rodrigo Menna.

 

Os endereços dos postos de vacinação da área rural serão disponibilizados, até 23 de outubro, em uma aba no canto direito do site da Secretaria de Saúde, ao lado das notícias em destaque. Após essa data, haverá a atualização com os endereços da área urbana. Veja abaixo:

 

imagem07-10-2020-00-10-21

“No Distrito Federal, apesar de não ocorrer casos de raiva em cães e gatos desde o ano 2000, apresenta ocorrência de raiva em animais de produção como bovinos e equinos, além do ciclo aéreo presente nos morcegos. Por isso, a importância de manter os animais domésticos anualmente vacinados”, informa.

 

A vacina também fica disponível nas sedes dos Núcleos de Vigilância Ambiental. Estima-se que a população de cães e gatos em todo o Distrito Federal seja de 345.033, dos quais 308.419 são cães e 36.613, gatos. A expectativa é vacinar pelo menos 80% da população animal. A ação ocorre anualmente dividida entre as áreas rurais e urbanas para atingir o maior número de cães e gatos em todas as regiões.

 

imagem07-10-2020-00-10-23

Os animais devem ser conduzidos por pessoas com idade e porte adequados para o manejo e segurança. É recomendado levar os felinos dentro de caixas de transporte apropriadas. O condutor do animal deverá usar máscara e será necessário manter o distanciamento na fila.

 

EDIÇÃO: JOHNNY BRAGA