Hmib promove campanha do Dia Mundial dos Cuidados Paliativos – Secretaria de Saúde do Distrito Federal

0
4
Hmib promove campanha do Dia Mundial dos Cuidados Paliativos – Secretaria de Saúde do Distrito Federal
Hmib promove campanha do Dia Mundial dos Cuidados Paliativos – Secretaria de Saúde do Distrito Federal

Equipe de especialistas divulgou o tema deste ano: “Meu Cuidado. Meu Conforto”

 

AGÊNCIA SAÚDE

 

O Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib) também está empenhado em melhorar o atendimento a pacientes que precisam de cuidados especiais. Em comemoração ao Dia Mundial de Cuidados Paliativos, celebrado hoje (10), uma equipe de profissionais especializados percorreu todas as alas do hospital para promover a campanha de conscientização sobre o tema, que este ano adotou o lema “Meu Cuidado. Meu Conforto”.

 

Equipe promoveu a campanha como forma de conscientizar sobre o assunto – Foto: Divulgação/SES-DF

 

“Queremos mostrar que o paciente e sua família têm direito e acesso ao conforto e acolhimento durante a doença”, explicou o coordenador do grupo de Cuidados Paliativos Pediátricos e Perinatais do Hmib, Neulânio Francisco de Oliveira.

 

No Distrito Federal, o coordenador acredita que há um momento positivo de crescimento do cuidado paliativo. “Somente no Hmib, no grupo de cuidados paliativos perinatais, tem uma média de até oito atendimentos por mês de gestantes, seus bebês intra útero e a sua família. Já no grupo pediátrico, acompanhamos mensalmente 11 a 15 pacientes internados ou que receberam alta e estão em acompanhamento domiciliar”.

 

A iniciativa foi elogiada pelo secretário de Saúde, Osnei Okumoto, que viu de perto o trabalho do grupo durante a visita que fez ao Hmib.

 

O secretário ressaltou que é preciso divulgar cada vez mais os direitos desses pacientes, uma vez que, 40 milhões de pessoas em todo o mundo precisam ter acesso ao cuidado paliativo para ter mais qualidade de vida, mas apenas um terço dessa população tem acesso a esse serviço.

 

É importante ressaltar que esse cuidado não se restringe a cuidados de fim de vida e limitações de suporte, mas sim a uma abordagem mais ampla de controle de sintomas, apoio familiar ao paciente e definição de plano terapêutico individualizado, com objetivo de oferecer o melhor cuidado ao paciente, independente do estágio da doença em que se encontra.

 

Tema

 

O tema “Meu Cuidado. Meu Conforto” foi divulgou este ano pela The Worldwide Hospice Palliative Care Alliance (WHPCA), organização internacional não governamental que se concentra no desenvolvimento dos cuidados paliativos no mundo. O objetivo é chamar atenção para todas as pessoas que foram afetadas por uma doença que limita a vida, seja pessoalmente ou apoiando um ente querido.