Mais cinco unidades básicas de saúde ganham espaço para crianças – Secretaria de Saúde do Distrito Federal

0
3
Mais cinco unidades básicas de saúde ganham espaço para crianças – Secretaria de Saúde do Distrito Federal
Mais cinco unidades básicas de saúde ganham espaço para crianças – Secretaria de Saúde do Distrito Federal

Locais foram apadrinhados pela Embaixada da China no Brasil e contemplam cinco regiões de saúde do DF

 

JURANA LOPES

 

imagem12-11-2020-00-11-43

Espaço Criança nas UBSs é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Social em parceria com a Saúde – Foto: Breno Esaki/Agência Saúde DF

 

Mais cinco unidades básicas de saúde (UBSs) tiveram, nesta quarta-feira (11), as áreas de recreação infantil, o Espaço Criança, inaugurados. Elas se juntam as outras duas unidades que tiveram os espaços lançados na terça-feira (10). Desta vez, foram contempladas as UBSs apadrinhadas pela Embaixada da China no Brasil, que doou brinquedos, livros e materiais para a Campanha Vem Brincar Comigo, um projeto coordenado pela Subchefia de Políticas Sociais e Primeira Infância – vinculada à Chefia de Gabinete do Governador, em parceria com o Escritório de Assuntos Internacionais do DF (EAI-DF).

 

“Esse projeto vai possibilitar que as crianças brinquem enquanto esperam para serem atendidas. Quero agradecer à Embaixada da China por esta parceria e por compartilhar de momentos especiais como estes, em que nossas crianças serão as principais beneficiadas”, agradeceu o secretário de Saúde, Osnei Okumoto.

 

imagem12-11-2020-00-11-45

Inauguração do espaço na UBS 16 do Sol Nascente – Foto: Breno Esaki/Agência Saúde DF

 

As unidades básicas de saúde apadrinhadas pela Embaixada da China foram: UBS 16 do Sol Nascente, UBS 1 de Santa Maria, UBS 1 do Riacho Fundo II, UBS 2 de Samambaia e UBS 1 do Varjão.

 

Ao todo, foram montados dez Espaços Criança contemplando unidades básicas de saúde (UBSs) do DF. Trata-se de uma sala voltada ao desenvolvimento infantil com livros, brinquedos e materiais que estimulam o desenvolvimento cognitivo.

 

Através de um evento on-line, a embaixatriz da China no Brasil, Lu Yanilu, disse estar feliz com as doações e que ações como estas mostram o carinho do governo do DF com as causas das crianças. “Queremos apoiar este gesto de solidariedade e amor, em plena pandemia. Que através destas doações, as crianças sintam nosso carinho e a força da união entre países”, afirmou.

 

imagem12-11-2020-00-11-48

UBS 16 do Sol Nascente é uma das dez unidades contempladas com o programa Vem Brincar Comigo – Foto: Breno Esaki/Agência Saúde DF

 

A primeira dama do DF e secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha, salientou a importância de criar ações voltadas para a primeira infância, principalmente às crianças mais vulneráveis.

 

“Este é um ano atípico e temos a possibilidade de superar o normal através da união e solidariedade. Esses brinquedos levarão alegria e expectativa de um futuro melhor para essas crianças”, avaliou Mayara.

 

imagem12-11-2020-00-11-50

Áreas de recreação infantil foi criadas em dez UBSs do DF – Foto: Breno Esaki/Agência Saúde DF

 

Nesta terça-feira (10), foram inaugurados os Espaços Criança da UBS 1 da Candangolândia e UBS 1 da Asa Sul. Os dez Espaços Criança foram apadrinhados pelas embaixadas da China, Itália, Uruguai, Armênia, Irlanda, Singapura, Timor-Leste e África do Sul; além da Delegação da União Europeia. Nove Centros de Referência de Assistência Social (Cras) também foram contemplados.