Blockchain e criptomoedas desafiarão as finanças atuais, segundo Vice Presidente da Nigéria

0
30
Blockchain e criptomoedas desafiarão as finanças atuais, segundo Vice Presidente da Nigéria
Blockchain e criptomoedas desafiarão as finanças atuais, segundo Vice Presidente da Nigéria

Vice-presidente da Nigéria, Yemi Osinbajo, fez um discurso em uma cúpula econômica na sexta-feira, no qual falou positivamente sobre criptomoedas e blockchain. 

“Não há dúvida de que a tecnologia de blockchain em geral, e criptomoedas em particular, irá nos próximos anos, desafiar o sistema bancário tradicional, incluindo as reservas, de formas que ainda não podemos imaginar”, disse Osinbajo na sexta-feira durante a Cúpula Econômica do Comitê de Banqueiros no Banco Central da Nigéria, ou CBN. “Precisamos estar preparados para essa mudança sísmica, e pode acontecer mais cedo ou mais tarde”, disse ele.

O vice-presidente nigeriano também observou a amplitude da indústria de criptomoedas, mencionando finanças descentralizadas, ou DeFi. “O financiamento descentralizado, usando contratos inteligentes para criar instrumentos financeiros, no lugar de intermediários financeiros centrais, como bancos ou corretoras, está definido para desafiar as finanças tradicionais”, disse ele. 

O discurso de Osinbajo, que incluiu uma série de outros pontos, está postado em seu canal no YouTube. O vice-presidente nigeriano também tuitou um video que destaca alguns de seus comentários sobre criptomoedas de sua palestra.

“O que quero dizer é que alguns dos desenvolvimentos empolgantes que vemos exigem prudência e cuidado ao adotá-los e foram muito bem articulados por nossas autoridades regulatórias”, disse ele, acrescentando:

“Mas devemos agir com conhecimento e não com medo. Devemos garantir que estamos em uma posição para nos beneficiarmos e em uma posição para evitar qualquer um dos efeitos colaterais adversos, ou qualquer um dos possíveis, mesmo criminosos, atos que podem surgir em consequência da adoção ou tomada de qualquer uma dessas opções.”

Os comentários contrastam com os recentes acontecimentos na Nigéria. No início de fevereiro, a Nigéria proibiu as interações bancárias com exchanges de criptomoedas, conforme decisão do banco central. O Diretor da CBN também chamou criptoativos de ilegítimos. Bitcoin recentemente foi negociado com um ágio significativo na região.

LEIA MAIS