Recomece quantas vezes forem necessárias! Quem não desiste, conquista! – Exibir Gospel

0
21
Recomece quantas vezes forem necessárias! Quem não desiste, conquista! – Exibir Gospel
Recomece quantas vezes forem necessárias! Quem não desiste, conquista! – Exibir Gospel

Muitas vezes falamos em sorte como se ela fosse um fator aleatório que se constrói sozinho. Não! A sorte é sinónimo de trabalho, de perseverança e de foco. Falamos com o neurocientista, psicanalista e filósofo Fabiano de Abreu sobre a construção dos sonhos e como devemos encarar as dificuldades nesse caminho.

“A sorte de cada um advém do empenho e esforço que é colocado em cada meta que definimos para nós mesmos. Se temos a certeza das possibilidades, se temos a certeza de que queremos algo e o conseguimos alcançar não devemos desistir  mas sim tentar quantas vezes forem necessárias para o alcançar. Falhar e tentar de novo não é vergonha e deve ser encarado como uma forma de aprendizagem. Cada erro nos mostra algo novo e nos ajuda a aperfeiçoar na nossa busca.”, explica Abreu.

Contudo, devemos estar atentos e saber o que realmente vale o nosso esforço, tempo e dedicação.

Segundo o neurocientista, “Só devemos desistir quando diante de nós tudo nos indica que o que desejamos não é possível e, nesse momento, desistir é a nossa maior conquista. Saber que o nosso tempo é precioso e não o devemos desperdiçar em algo que não nos dará frutos. Aí a nossa racionalidade tem de sobressair nos colocando no caminho daquilo que é mais acertado.”.

Para Abreu, devemos ponderar entre o fracasso e o arrependimento e saber onde nos queremos posicionar.

“Agora quando temos certeza de que conseguimos alcançar o que desejamos temos que ser fortes, empenhados e resilientes. É mais fácil lidar com a frustração de um fracasso e tentar novamente do que lidar com o arrependimento de termos desistido.No final, ao alcançar o pretendido todo o esforço vai valer a pena, cada dor será compensada e cada dúvida será dissipada!”, concluí.

Mini biografia

Fabiano de Abreu Rodrigues é um jornalista com Mestrado e Doutorado em Ciências da Saúde nas áreas de Neurociências e Psicologia pela universidade EBWU nos Estados Unidos e na Université Libre des Sciences de l’Homme de Paris. Ainda na área da neurociência, pós-graduação na Universidade Faveni do Brasil em neurociência da aprendizagem, cognitiva e neurolinguística e Especialização em propriedade elétricas dos neurônios e regiões cerebrais na Universidade de Harvard nos Estados Unidos. Pós-Graduação em Neuropsicologia pela Cognos de Portugal, Mestre em Psicanálise pelo Instituto e Faculdade Gaio, membro da Unesco e Neuropsicanalista pela Sociedade Brasileira de Psicanálise Clínica. Especialização em Nutrição Clínica e Riscos Psicossociais pela TrainingHouse de Portugal e Filosofia na Universidade de Madrid e Carlos III na Espanha. 

Integrante da SPN – Sociedade Portuguesa de Neurociências – 814, da SBNEC – Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento – 6028488 e da FENS – Federation of European Neuroscience Societies – PT30079 e membro da Mensa, sociedade de pessoas de alto QI com sede na Inglaterra.

Raphael Lucca – MF Press Global Pauteiro