Não estamos numa 'temporada de altcoins', conforme sugere analista

0
24
Não estamos numa 'temporada de altcoins', conforme sugere analista
Não estamos numa 'temporada de altcoins', conforme sugere analista

Poucos traders argumentariam contra o fato de que o Bitcoin (BTC) está em um mercado altista, mas há menos consenso sobre se o mercado está no meio de uma “altcoin season”. Uma visão rápida do Crypto Twitter mostra a cisão entre os traders que têm certeza de que estamos no meio da temporada alternativa e aqueles que acreditam que ela ainda não começou.

Normalmente, os negociantes contam com uma ampla faixa de indicadores e métricas, como a capitalização de mercado total do Bitcoin versus a capitalização de mercado total das altcoins, a taxa de dominância do Bitcoin e se as altcoins de baixa capitalização subiram em uma determinada porcentagem.

Como é a natureza do investimento, muitos sinais pode às vezes produzir resultados mistos, então o Cointelegraph decidiu conversar com Ben Lilly, co-fundador e analista da Jarvis Labs, para ver onde ele e sua empresa acham que o mercado está atualmente e para determinar as métricas mais adequadas a serem usadas para descobrir se uma temporada de altcoin está realmente próxima ou não.

Cointelepraph: Vários analistas afirmam que estamos em uma temporada de altcoin, ou pelo menos no começo de uma. Alguns estão olhando para variações de suporte/resistência e fractais nos gráficos de capitalização de mercado altcoin (isolados da capitalização de mercado do BTC) para apresentar argumentos convincentes. Por que você acha que não estamos nem perto de uma temporada de altcoin?

Ben Lilly: Eu acredito que a interpretação de todo mundo sobre o que define uma temporada de altcoin varia. Para muitos, a temporada de altcoins pode existir quando o BTC e os altcoins sobem. Isso se opõe à ascensão do Bitcoin enquanto as altcoins permanecem estáveis ​​ou caem.

Eu acho que esta é uma visão justa da temporada de altcoins, mas não é necessariamente uma que eu assine. Simplesmente porque se esta é uma definição para a temporada de altcoin, não é uma razão convincente para eu mudar de Bitcoin para altcoins de uma perspectiva ajustada ao risco.

Porque nessa definição de temporada de altcoin, Bitcoin ainda é o ativo preferível de se possuir.

Pensamos na temporada de altcoins como movimentos de mercado que pegam as pessoas de surpresa ou pelo menos fazem os traders repensarem o que é normal.

CT: Então, as temporadas de altcoin não estão refletindo uma mudança de tendência de nível macro na direção do impulso de mercado do Bitcoin?

BL: Bem, voltando ao que eu disse antes, suporte e resistências são maneiras úteis de explicar. Podemos ver isso como áreas que, quando quebradas, criam uma ação de preço rápida. É o tipo de ação à qual você deseja se expor, presumindo que esteja do lado correto. Embora qualquer coisa entre esses suportes e resistências possa quase ser assumida como “esperada” ou normal – em um sentido vago.

Para descobrir onde essa área pode estar, podemos olhar um gráfico de dominância do Bitcoin. Isso nos permite saber a porcentagem do mercado que o Bitcoin representa. No momento, está sendo negociado em uma faixa, ou seja, uma faixa “esperada”. E porque está tendendo a cair, isso é bom para altcoins, pois o Bitcoin concede algum domínio a outras moedas.

Embora muitos possam apontar para isso e dizer que é uma “temporada de altcoin”, vou apontar que esse tipo de atividade tende a acontecer em um ciclo de alta porque novo dinheiro está entrando.

Na verdade, temos negociado nesta faixa de expectativa desde meados de 2019, que coincide com quando o Bitcoin atingiu sua baixa e começou a ficar altista.

imagem20-04-2021-12-04-57Gráfico semanal de dominância de capitalização de mercado Bitcoin. Fonte: TradingView, Jarvis Labs

Estranhamente, recentemente saímos dessa faixa no final de 2020 e, quando o fizemos, o Bitcoin explodiu. Durante esta execução, altcoins perderam valor. E semelhante a como Brent Johnson descreve sua teoria do milkshake referente ao dólar, o Bitcoin sugou a liquidez do mercado à medida que subia.

Desde então, voltamos a essa faixa de expectativa, também conhecida como área normal do mercado.

Agora, se acontecer o oposto e quebrarmos esse intervalo esperado para o lado negativo, em nosso ponto de vista, isso significará que os altcoins são o ativo a para manter assentado, pois eles vão gerar retornos desproporcionais em relação ao Bitcoin. É quando as coisas vão ficar loucas.

CT: Durante anos, os traders identificaram as mudanças na taxa de dominância entre BTC e altcoins como um indicador relevante de quando a temporada de altcoin começa. Como sustenta a teoria, quando o preço do Bitcoin se consolida ou está em uma tendência de baixa e sua taxa de dominância cai abaixo de uma certa porcentagem, as altcoins capitalizam a ação limitada do Bitcoin ao subir. O que você pensa sobre isso?

BL: Semelhante ao que expliquei anteriormente, é tudo uma questão de expectativas. Assim que o mercado criar uma mudança em relação ao que é normal, então a “temporada do altcoin” aparecerá.

Outro gráfico no qual estou frequentemente inclinado é o par ETH/BTC. Quando o Ether ganha em relação ao BTC, geralmente é um bom sinal para altcoins. E recentemente, houve algum impulso de alta no gráfico dentro de sua atual faixa de expectativa.

O par ETH/BTC está atualmente formando o que podemos descrever como o cilindro de acumulação Livermore. Há mais de um mês, temos discutido isso em nosso boletim informativo gratuito “Espresso” da Jarvis Labs Substack, e o que está claro é que o gráfico está tomando forma e está nos estágios finais de sua tendência.

Se o ETH/BTC quebrar e sair desse cilindro, será mais um momento em que as expectativas do que é normal serão ajustadas. É quando veremos uma ação de preço rápida e provavelmente uma temporada de altcoin. imagem20-04-2021-12-04-59Gráfico semanal ETH/BTC. Fonte: TradingView, Jarvis Labs

CT: Enquanto a maré alta levanta todos os barcos, os altcoins têm tido o melhor desempenho no mercado quando comparados ao Bitcoin. Uma rápida olhada no CoinMarketCap mostra que pelo menos 50 fizeram movimentos bem acima de 100%, e a capitalização de mercado da altcoin aumentou de US$ 250 bilhões em janeiro para quase US$ 900 bilhões hoje. Em sua opinião, qual é o principal sinal de que o mercado está em um bom funcionamento para altcoin?

BL: Agora, isso é um pouco diferente de uma temporada de altcoin, na minha opinião. Isso porque uma corrida de alta adequada para altcoins é quando os investidores estão mais propensos a caminhar mais longe na curva de risco da criptomoedas em vez de simplesmente comprar Bitcoin, ganhos não necessariamente exagerados em comparação com Bitcoin.

Com base nessa definição, podemos argumentar que sempre que a dominância do Bitcoin está caindo enquanto a criptomoedas como um todo está em um mercado altista (como hoje), então este é um mercado altista para altcoins.

Embora os investidores possam não ter ganhos exagerados em relação ao Bitcoin em uma corrida de alta de altcoin adequada como fariam em uma temporada de altcoin, é sábio começar a construir exposição a esses ativos de alto risco neste ambiente.

CT: Os dados on-chain têm algum valor para determinar quando as temporadas alternativas começam?

BL: Com certeza. On-chain é muito valioso se você souber como filtrar todo o ruído que vem com ele. Com as criptomoedas, há muita transparência ao ver as transações na cadeia. Isso cria um tesouro de dados que pode ser examinado de centenas de maneiras diferentes, muitas das quais são um tanto quanto sem sentido.

Na Jarvis Labs, filtramos todos os dados para encontrar os dados que importam. Em seguida, o executamos por meio de algoritmos para criar sinais de negociação. É uma análise de dados de alto valor e tende a ser usada no lugar de analistas internos.

Ao dizer isso, on-chain ainda é um espaço em evolução fora do Bitcoin e do Ethereum. Estamos em meia dúzia de blockchains observando a evolução desses sinais e a geração de uma variedade de sinais confiáveis ​​identificará melhor exatamente quando as mudanças de tendência ocorrem e as temporadas de altcoin começam e terminam.

Uma coisa simples que os traders podem seguir para ver a progressão de uma temporada de altcoin são os fluxos de USDT.

Quando chega uma temporada de altcoin, é provável que vejamos o fluxo do USDT para outros protocolos de segunda camada, como Polkadot, Cosmos e Solana. Isso porque muitos ativos de pequena capitalização que estão muito distantes na curva de risco, que tendem a ser comprados nesses tipos de ambientes, existirão em exchanges descentralizadas em vez de em exchanges centralizadas.

À medida que os investidores começam a comprar esses ativos de pequena capitalização, a liquidez chegará, e o USDT é a forma mais onipresente de liquidez no mercado.

Portanto, quando o USDT entrar nesses ecossistemas às centenas de milhões, você pode ter certeza de que terá iniciado a época das altcoins, pois os investidores estarão perseguindo esses ativos encontrados apenas em DEXs nativos de seu protocolo (ou seja, Serum).

CT: É possível que a narrativa esteja mudando e que algumass altcoins estejam rompendo com sua dependência do desempenho do Bitcoin, mudando a aparência de uma temporada de altcoins?

BL: A mudança no cenário de risco é como vejo essa questão em particular.

E à medida que outros ativos começam a crescer em valor de mercado e idade, os efeitos de rede aumentarão. Isso, por sua vez, isolará muitos criptoativos do Bitcoin, uma vez que muito valor será atribuído a eles.

Desta forma, com o tempo, as altcoins se desviarão levemente do desempenho do BTC.

Ethereum será o primeiro ativo a fazer isso, simplesmente por causa de onde está em termos de seu ciclo de vida e desenvolvimento. Mas em termos de ser imune ao preço do Bitcoin, isso não acontecerá por muitos anos. Na verdade, acho que sempre haverá alguma correlação até certo ponto.

Isso se deve a razões macro. Simplificando, as commodities como um todo tendem a ter uma correlação umas com as outras, as ações como um todo têm correlação e até mesmo as moedas tendem a se mover paralelamente umas às outras (ou seja, USD, CHF, JPY). Ao dizer isso, a criptomoedas como um todo provavelmente se moverá paralelamente uma com a outra pelo menos durante a maior parte desta década, se não mais.

Isenção de responsabilidade: Cointelegraph não endossa qualquer conteúdo ou produto nesta página. Embora nosso objetivo seja fornecer a você todas as informações importantes que podemos obter, os leitores devem fazer sua própria pesquisa antes de tomar qualquer ação relacionada à empresa e assumir total responsabilidade por suas decisões, nem este artigo pode ser considerado um conselho de investimento.

LEIA MAIS